Resenha: Vasos Ficam Lindos se Ornados de Flores por Ronnaldo de Andrade



Resenha: Vasos Ficam Lindos se Ornados de Flores por Ronnaldo de Andrade


Há pouco mais de uma semana recebi o excelente livro de SPINAS , Vasos Ficam Lindos se Ornados de Flores, da psicóloga e poetisa paraense, Ana Meireles. Esse livro tem 420 páginas. É o mais volumoso do gênero SPINA. Assim como o conteúdo, a produção gráfica é sensacional. Um trabalho muito bem feito. Tive o prazer de revisar essa obra e o que mais me deixou impressionado foi perceber o quando a Poeta evoluiu na composição dos seus SPINAS.  O mesmo tenho notado naqueles que estão se dedicando a essa forma poética. 

Quando Ana chegou à nossa Associação Brasileira de Poetas Spinaístas (ABPS), falou não se dar bem com textos cheios de regras. No entanto, por alguma razão que só ela poderá dizer, permaneceu em nossa casa e se permitiu a tentar aprender a compor SPINA, demonstrando habilidade e familiaridade com as palavras,  e determinação, em pouco tempo já estava compondo e postando três, quatro SPINAs por dia. Hoje é uma Spinaísta publicada e isso nos dá satisfação. Ela compreendeu que as regras do SPINA não aprisionam, como não aprisionam as do soneto, sextina, trova, haicai etc. Como escrevi em uma das Antologias nossas, quem se apropriar das regras do SPINA, modificará modo de escrever qualquer tipo de texto, quer em versos, quer em prosa, porque elas nos chama para a autoanálise de nossa produção literária e, essas regras, não aprisionam como pensam alguns, ao contrário, nos levam para uma outra esfera do aprendizado e do autoconhecimento. Seja no conteúdo, nas escolhas das palavras, estática visual, jogos de palavras, metáforas, enfim, o SPINA exige que fiquemos mais atentos a utilização de nossa língua e da linguagem literária.

Se você ainda não adquiriu um exemplar do "VASOS FICAM LINDOS SE ORNADOS COM FLORES", faça seu pedido diretamente com a autora e se permite inundar pela beleza e fragrância dessas lindas Flores chamadas SPINAs. 

----------

Outros livros de SPINAS publicados recentemente são: 

1°) Centelha de Emoções do poeta mineiro Lazaro Nascimento (200 páginas repletas de brilho poético);

2°) Girassóis Poéticos de professora e poeta Liz Rabello (SP). Um verdeiro jardim florido oferecido a todos nós em suas 136 páginas.

3°) E o mais atual, publicado há 5 dias, Bulícios da Noite da professora, poeta e nossa moderadora Nina Mariza   (Berilo, MG). Livro com 124 páginas de romantismo e sensualidade.

Adquiram essas obras e deem de presente a quem gosta de poesias quem vão além do que os olhos veem. 

Parabenizo a todos (as) poetas por suas publicações e desejo êxito na caminhada literária.

Muitíssimo obrigado pela dedicação à Nova forma poética SPINA. 

Ronnaldo de Andrade

São Paulo, capital, 13/09/2022

Comentários

Postagens mais visitadas