ANA MEIRELES EM "QUINTA DAS CRÔNICAS"



A ME  SURPREENDER E CONHECER...


A PRINCIPAL TAREFA DE UMA EXISTÊNCIA É COMPREENDER A PRÓPRIA MENTE ( Sigmund Freud )

“A te amar me surpreendo desejando te ver algum dia, de um dia em que nunca te vi , mas sempre esperei. Todos esperam ser amados!”

Esta pandemia afetou à mim, afetou à todos nós, mas não me tirou as formas e forças da alegria. Me visto dela quando abro a janela e te sinto Sol em pleno dia, depois de uma chuvada. Me visto dela, quando ouço na madrugada a conversa que burila meus sentimentos; Me visto dela quando consigo superar uma frustração, uma decepção e nenhuma sequela fica com pretensão de dar o troco. Essa é uma alegria imensa, como é receber e oferecer o conforto de uma palavra amiga. 
Assim, a te Amar me surpreendo caindo e levantando; A me amar também me surpreendo, porque quando por vezes abro mão de mim por ti, estou me amando em ti que me oportunizas ser além de mim. Ser grata, ter ternura e carinho para oferecer. Ser grata a quem já se iniciou na ciência da sensibilidade e permite o diálogo, a construção e fortalecimento de laços de afeto, este que se potencializa na coragem de se mostrar, de respeitar o outro e se respeitar, sem precisar continuamente estar em posição de guarda, defesa, sabendo pela consciência, que inimigos não são os que nos auxiliam em momentos da vida , mas nossos sentimentos que nos fazem atacar o outro projetando( para o outro )o que não conhecemos em nós mesmos. Inimigos são os fantasmas que vivem sempre camuflados para não atacarem nossa ilusória e débil perfeição. A que nos ilude de nós mesmos e faz sentir raiva de quem nos faz, contra à vontade, voltar os olhos para o que não queremos enxergar. Alegria, alegria, alegria imensa é como o sabor de uma conquista, a melhor conquista que o ser humano deve ambicionar : Poder olhar-se com os olhos físicos e os da alma, feliz por reconhecer que sabe chorar, que não sente vergonha de fazê-lo; Saber que nem sempre somos dignos de aplausos. Que nossas fragilidades , admitidas, não nos fazem melhor, nem pior que ninguém. Uma alegria grande, imensa, é ter amigos que não nos fazem só elogios , porque assim é ter certeza que com eles não vou crescer. Ter Amigos de verdade é uma alegria de verdade quando superamos momentos de raiva por algo dito que nosso ego não agasalhou bem. Mas o passar do tempo levou-nos a pensar e dialogar conosco, acomodando na paz a desdita da alma. Alegria imensa é me saber corpo de carne generosa, gordinha; é me saber sorriso dilatando minhas salientes bochechas. Alegria imensa não é saber que cresci, mas que sempre não quero me perder deste caminho, que é a vida nesta longa ou breve viagem.


 


ANA MEIRELES - é poeta e cronista - nasceu em Icoaraci Distrito de Belém do Pará em um belo
domingo de Páscoa como dito por sua querida mãe Leila. Atualmente é servidora
pública com formação em psicologia pela UFPA. Tem diversos livros publicados,
entre poesia e crônica, esse ano faz sua publica seu primeiro livro infantil. 



curadoria e edição de marcos samuel costa
Variações revista de literatura contemporânea
2020
I edição 

Comentários

Postagens mais visitadas