Resenha do "O CHEIRO DOS HOMENS" por Ana Meireles


 

PARA Marcos Samuel Costa, minhas palavras sobre seu Livro premiado, publicado pela Editora Dalcidio Jurandir Jurandir. 


Daquelas páginas provinha um cheiro peculiar, O CHEIRO DOS HOMENS. Cheiro que Marcos Samuel Costa, o autor do Livro premiado, captou. Cheiro que impregnou sua imaginação  ao entregar-se plenamente a magia de uma escrita aprofundada nos abismos dos sentimentos. 
Os sentimentos deflagrados pela consciência identitária de uma verdade que custava o preço de uma imensa dor a se desvelar no medo angustiante de não ser aceito e amado. 

Uma narrativa construída em contos que trazem a relação silenciosa entre filho e pai. Um pai que se presentificava na memória do filho através do cheiro inolvidável das frutas que trazia e impregnava o ambiente da casa. Um pai que coagia e queria que sempre fosse deduzido e adivinhado as coisas que queria. E com isso instalou as tábuas frias do silêncio entre ambos. 

O Cheiro dos Homens é um enredo, ou melhor, enredos particularizados de relações. A subjetividade de um menino gay a se tornar homem em luta com a sobrevivência da sua essência. Esta que não é roubada por nenhuma orientação sexual. A essência do homem que sobrevive à selva do preconceito mergulhando vez por outra nos abismos de si enquanto construção humana, na Terra Firme da vida concreta e de enfrentamentos interpessoais.
 
Se descobrindo, se vendo, se enxergando na relação luminosa de amizade com o seu irmão Cláudio; Na relação de amor com um parceiro de afetos; No aprendizado de criar um filho adotado ofertando seu amor. 

O Cheiro dos Homens é cheiro de peles, de suores, de vida entre águas, terra firme e esgotos a céu aberto. É a sobrevivência no meio da violência dos próprios homens, céu e inferno alternando os dias. É também a vitória do Amor entre pai e filho se reconciliando através do perdão mútuo. Recomendo a belíssima leitura que na apresentação da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA) menciona o tempo de valorização da Literatura Paraense. 




ANA MEIRELES - é poeta e cronista - nasceu em Icoaraci Distrito de Belém do Pará em um belo domingo de Páscoa como dito por sua querida mãe Leila. Atualmente é servidora pública com formação em psicologia pela UFPA. Tem diversos livros publicados, entre poesia e crônica, esse ano faz sua publica seu primeiro livro infantil. 


Variações: revista de literatura contemporânea 

VII Edição - todas as vozes
vozes que rompem  
Edição de Marcos Samuel Costa

2022

Comentários

  1. Lucky Club Casino site - Oddschecker
    Lucky Club is the online betting company that provides odds, free spins and jackpots for both novice and seasoned players. With luckyclub.live a great selection of sportsbook,  Rating: 4 · ‎Review by OddsChecker

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas