04 poemas de Déborah Arruda

 




dandy

 

ainda perdida na boca
guardo agulhas
a sutileza do descaso
anseio pelo que nem é
e declaro certa predileção
por esse que mal sabe
que mais do que em
olhos, beijos, pernas
flerto com a possibilidade
de aprisionar em punhos
homens que me ligam à sua maneira
e usam comigo pedras nas mãos
mesmas que já me envolveram a cintura
cheiro corre
e nos bastidores da memória
nem mesmo penso no prejuízo de dizer-lhe
que antes de ser mulher
sou fiel aos meus apetites.

 

 

cartografias

 


farejar o mar
ainda o sal na língua
adentrar um sebo
outro velho museu
voyeur do que já sei
salivar o beijo alheio
pôr o dedo na cicatriz da minha intuição
sentir a temperatura do corpo subindo
a dose de tiquira às três da tarde
34 graus
tatear a cidade
ver o mundo de cima
refundar minha própria geografia
no fundo do corpo de um homem bonito
não é você
sou eu
esse lugar de partir
voltar e saber
por mais ontológica
é apenas o generoso gesto de dar à liberdade
a chance de ser mais que um cacoete.

 

 

fia

(à minha avó e outros fuxicos)

 

você pode
decorar uma palavra
pôr berloque
tentar vagonite
ponto russo
crochê
ornamentar
iluminar em neon
lavar mil vezes
torcer
deixar secar ao sol
e ainda assim
nada disso realmente enfeita
limpa
suaviza
o teor que contém
C A N S A Ç O
quando se trata de um país.

  

 

dia útil

 

17:45 
o sol se pôs 
a anunciar 
a noite acumulada dos dias 
resignada escrevo 
teu nome a intitular 
infinitos poemas 
ou 
25 blocos de notas 
cheios de retóricas perguntas 
que só servem para compreender: 
todas as notícias 
sobre ti 
já me são velhas demais. 



DÉBORAH ARRUDA

 

Mulher. Desde 1993 nascida, criada e nutrida pelo sol e pelo solo de São Luís do Maranhão. Cientista social, pesquisadora e escritora. Adepta a vícios antigos e à poética do desconforto. Demasiadamente emocionável. Escreve sobre tudo o que escapa ao choro e à própria verborragia.


Variações: revista de literatura contemporânea 

VIII Edição - Vozes que não
 param de gritar  
Edição de Marcos Samuel Costa

2022


Comentários

Postagens mais visitadas