04 poemas de João Gabriel Brito





AO HOMEM

 

Eu nada poderia contra os homens
que não sabem gritar,
são fortes os corações
desses homens.
 
Meu coração não tem virtude,
se repuxa pequeno,
tem receios tantos,
grita quando sente
te perder.
 
É forte o teu coração.
 
          Planta,
             colher de terra,
a noite se aproximava
naquele dia e regamos
juntos o quintal
quando, entre guardar o medo
e me sentir seguro,
eu percebi que te amava.
 
Ninguém nos ensina a ser filho,
a ter um coração em que se esconder.

Aprendi a calar
e calado eu nunca perguntei
se aquele olhar era tristeza
ou reprovação,
eternizei em mim as duas certezas:
a de que eu era amado,
a de que eu era rejeitado.
E te amei ainda mais.
 
Os retratos e poemas por aí estão,
eu não escondo
que te amo e que me orgulho,
que a minha vida é tua
como nunca será de mais ninguém.
 
Eu tentei. Ainda tento...


DISPERSO E DISTANTE

 

À vacilante paz desta hora,
sucedem pequenas, monótonas, agruras,
e o céu queda no pensamento,
a temperamental agonia se espraia.
 
Vejo o invisível que se perfila e demora:
chama verde e brinquedos e formatos decaídos
entre os prédios e a hora amanhecida,
o desencontro e o deparo se alternaram.
 
O tempo, aqui, sentido, impassível,
confrange os homens e as mulheres
nos séculos, e na poeira, na realidade
imprevista do existir.
 
Os operários do certo e do incerto
desgastaram sonhos no moinho da consciência,
as nuvens acinzentadas de novembro malquerem
os dispersos e os sonâmbulos:
dia e hora eu não sei, mas a mágoa tangível
recordo e humanamente desfaleço do sonho.

Os homens sempre estão sozinhos.
Se o invisível e o percebido recobrem a verdade,
Em que restará, o humano, na hora em que o juízo pesar
e a vida, indiferente em si, agastar?
 
A resposta (desvelo e dúvida eterna)
virá das janelas fechadas, malogradas
entre paredes turvas; virá de cada vida
que se ocultou dentre outras dezenas,
centenas, milhares de vidas,
da própria vida que é forma inanimada,
reflexo torto e sombreado hasteado às vidraças.
 
Sístole - diástole - sístole - diástole
não - sim - não - sim - não:
o órgão sublime repuxa,
a perceptiva memória decai;
anjo, roseira, efêmero, edifício, o precipício,
o derradeiro… tudo se separa e se confronta,
vejo formas humanas entre sonhos refletidos,
vejo equivalências no indiferente que sobressai.
 
Ainda cessarão os fatos certos de cessar,
amanhã, o nascer de horas acontecerá
como sempre aconteceu e terminará
como sempre terminou.
A conformidade é premissa.
A desordem também;
A vida, senhores, é tempo se esticando:
Disperso e distante, ainda assim tempo



TATO

 

Comprazidas do essencial
as mãos desdobram o fato.
 
O avesso da coisa é o ser.
 
Um corpo tocando o outro
é a forma que se encontra.
 
Dedos,
Ásperos,
Canoros,
Inventam o tátil acontecer,
o real é também o imaginado.
 
O corpo pulsa quando encontra,
Os seres são de barro e o barro pensamento.

 

 
COMPANHIA
 

É minha essa voz que nada
quer dizer, som mudo entre a
pedra e o sono.
 
é minha a mão seca e
defunta que não
entrelaça, nem afaga.
 
O meu olhar, manso, tardio,
invernal, divisa a ponta
da estrela distante,
sonhando infinitos
passados.
 
Disseram-me que não tenho
idade para pensar,
mas eu penso,
faço obra de minhas distâncias,
pervago essa tristeza,
invento motivos para
não ser quem não sou.
 
No céu de entranhadas vontades,
vejo caminhos que se cruzam entre estrelas,
entre aurora e arrebóis, em nenhum me atenho,
fico soberbo, calado à meia luz,
sou sempre o que pensa e pensando
me desfaço.
 
O menino que eu fui apascenta
o homem que eu sou:
trago distâncias internas à vida,
e respiro a carne, o essencial,
e acresço, humano, cansado:
 
No fino exame da incerteza
repouso memória.

 

 

 

 

 

 

 João Gabriel Brito nasceu em Cametá-PA, às margens do Rio Tocantins. Faz faculdade de Direito na UFPA. Escreve prosa e poesia. É autor de "pelo caminho do rio envelhecido", obra vencedora do prêmio Dalcídio Jurandir em 2020.




Variações: revista de literatura contemporânea 

VIII Edição - Vozes que não
 param de gritar  
Edição de Marcos Samuel Costa

2022

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas