Resenha do "PALAVRAS DESPIDAS EM NOITES NUAS" de ANTONIO QUEIROZ - Por Ana Meireles

 



ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O LIVRO DO AUTOR ANTONIO QUEIROZ - Por Ana Meireles*


PALAVRAS DESPIDAS EM NOITES NUAS. Comecei a leitura atenta a cada palavra que lia. Queria sentir como se dá a magia de vê-las despidas. E o que seriam as noites nuas? 

Divaguei no deserto da alma buscando sentidos, o substrato para o título do livro do Poeta Antonio Queiroz. 

Deste modo, segui a percorrer as estações poéticas anunciadas no sumário. Citarei apenas a primeira “ O costureiro de Sentimentos” e a última “ Spina- A Nova Linguagem Poética “. Entre estas, colhi os diversos sabores das palavras que se despiam sob o acorde suave dos sentimentos na poética do autor.

O tempo e a noite eram as instâncias constantes a inspirar versos e anunciar a nudez profunda que a palavra pode expressar quando faz referência ao Eu lírico na magnitude de um verso que compõe um poema, como em NOITES:

“ Olhando o deleite do sabor da escuridão,
   certa noite encontrei uma estrela”(pág.34)

Idem no excerto do poema TEMPO, pág 56


    “Meu tempo 
     é o tempo que passou.
     Meu tempo
     é o tempo em que estou.
     Meu tempo 
     é o tempo que virá.
     É o que fui, o que sou
      e o que tudo será!”

E o que tudo será para o Eu poético ao embeber-se nas vozes que se transfiguram em noites estreladas, onde a solidão conversa com a saudade, desperta com o brilho envolvente da lua. É lá que a alma solitária, sente a beleza venturosa que é deixar a “ JANELA ABERTA “(pág. 154)


Súbito olhar inquieto
   flerta, no silêncio, 
   a janela aberta. 
   Som não resta, só alerta
   do vento que ecoa sorrindo
   na manhã que acorda liberta.
   Sombra não há, apenas réstia 
   dum voo raso que desperta."


Sem mais palavras, parabenizo o autor que tão bem despe as palavras, escutando-as em noites nuas. 



_______________________________________________________________________________
*Poeta e escritora paraense 

Comentários

Postagens mais visitadas