Yasmin Nigri e outros poemas inéditos de Micaela Tavares

 



(Paul Klee)
                                 


poemas selecionados livro ‘Os nomes que me trouxeram até aqui (2023)’


Matilde Campilho

buscar no afeto um sinal
caso desapareça, fitar os olhos em outra sensação
encarar a sinestesia como a um dilúvio
escrever poemas como quem lê em um trem: Walter Benjamin
mais um vencedor
filhos que voltam para casa
depois do amor despedaçar
são guerrilheiros
do afeto
a certeza da sensação pré-choro
me faz pensar em um livro que emprestei
e não devolveram
continuo firme como se o tivesse dado
sentei em uma cafeteria apenas para observar
a ingratidão do teu olhar
desconhecido
tu não me deves nada, eu não te devo tanto
somos ímpares em sermos nós e
mesmo assim, amanhã
posso te cativar a ponto
de necessitar
até mesmo
do teu
desprezo.

 

Yasmin Nigri


aqueles dois carros que estacionaram
em frente a tua porta
são para que lembres
que não vais a lugar algum
sem que uma locomotiva
te transporte
aquelas folhas de papel em branco
em frente a teu computador
são para que lembres
que não escreves sem que haja algo
físico para sustentar a perda de
memória instantânea
da tua máquina
aquelas pessoas todas que estão arquivadas
nas tuas conversas de WhatsApp
já foram todas
imensamente importantes ou
anunciantes de produtos
que não te interessam
todas misturadas
em uma caixa in box
que faz lembrar o spam do e-mail

 

 

Mário Cesariny

convidei patrícia para assistir um filme
no cinema
a caminho discutimos sobre um antigo livro de Rimbaud
patrícia insistia que a tradução havia sido desviada
achei ousado patrícia falar de uma obra assim
o que diria do filme hollywoodiano que escolhi
mas o que me preocupou aos montes
foi a chuva que cairia depois da sessão
o que nos obrigaria a conversar novamente
sobre a saison ou a cerveja no inferno
de Rimbaud

 

Luciana

Sonhava em te mostrar Paris
de cima para baixo
dizia “você precisa ver
a cidade
que parece observar
a si mesmo
você precisa”
enquanto isso
você parece estar fazendo muitas
outras coisas
extraordinariamente
mais importantes
e não vem comigo
ver Paris se olhar
mas tudo bem
acordo no mesmo instante
porque lembro que Luciana
está de malas e cuias
para ir de vez para São Paulo
e começo a sofrer
pela ausência de Luciana
e esqueço paris e
você

 

 

Adília Lopes


está vendo toda essa bagunça?
perdi meu calendário
e agora orno o tempo
com as mãos
coloco a carroça frente aos bois como fazia meu pai
ao tentar explicar
que não se atentava a prazos
esqueci que a febre da outra noite era
causada de dores emocionais
não manipulam mais remédios de fazer dormir
e agora
já não sei mais se hoje é ontem
ou será amanhã
a única coisa que me afirma agora
é que sei onde estou: no brasil

 

Gonçalves Dias

 

É que talvez seja melhor
deixar teus olhos
escondidos embaixo
de uma lona prateada
coberta por brilho
e mel
 
Entender as nuances do desencontro
você que não foi feita para mim
eu que florescia demasiado fogo
para ser feito para você
 
Deixar um peso morto
conduzir as falas que meu
sândalo vandala reverberava:
vai(-te) embora já
quase ouvi você dizer
 
Não deixei por muito tempo ser conduzida
pela razão
hasta já
que sou eu se não
a minha razão?
 
Longe de ti
um vasto mar
de naufrágios
tal como Gonçalves Dias
no parcel:
não voltou

 

 

Pablo Neruda

 

Eu te amo para começar a amar-te
 
ainda não sei teu nome
mal digeri a última emoção
mas o que importa agora
é toda a atenção
que irei dispor
ao projeto te amar
 
preste bastante atenção:
começarei por querer saber
cada detalhe escroto do teu dia
te enviarei músicas serenas
que falam do quanto penso em ti 
⁃              mesmo sem pensar
logo mais, olharei cada detalhe teu
com toda pretensão de dizer-te
que percebi o que os outros não veem
e de repente
meu peito vai tremer
porque estarei
perdidamente
apaixonada
pelo amor
que criei:
Você

 

 

 

 

Ney Matogrosso

 

me quis infeliz
veja só
infeliz
ela disse:
quero que sejas infeliz
for a long time in your life
infeliz
 
não há obrigação nenhuma
nem um scritpt
do não-dito
mas te digo
tudo isso
conseguiu me abalar
das vezes que te fui abrigo
mesmo agora
sem empecilhos
te ninei e segurei teu choro
para não mais chorar
e mesmo assim
aos pés do abismo
tu não excitaste em
me jogar
 
para ti, ex amante
toda felicidade
espero do abismo
que me jogaste
poder voar
 

 

Jean

 

É de interesse público
 
Não vim tratar da aula
de direito administrativo
que ouço no ouvido direito
& pressupõe que o interesse,
este que vos descrevo,
se trata da incidência de caso concreto
falo mesmo é deste órgão que pulsa
do lado esquerdo
e que nada explica
 
darling, é de interesse público
que saibas:
meus olhos, peito, seios, pêlos
estão todos em tuas mãos
a administração que era pública,
privou-se
nada mais me interessa
⁃a não ser você.
 
 
 

C.H


O mar estava mexido
 deu pra nadar
só que mais devagar
onda sobre onda
sem alcançar o ponto final
com tanta pressa
isso significa
que a vontade de chegar
só aumenta
mesmo tão longe
não pegar um barco
nadar nadar nadar & nadar
que bonito isso: nadar
até chegar
perto dos teus olhos
da tua boca
e mesmo assim
anunciar - ainda nado, daqui nada
porque bem mais vale a pena a vista.

 

 



Micaela Tavares mora na Ilha de São Luís do Maranhão, seu primeiro livro, Tenho reparado nos ipês pela cidade (2021) foi publicado pela Editora Folheando, também publicou Falésia (2022) a partir da seleção da Lei de acesso à cultura Aldir Blanc pela SECMA. Estudante de Direito e pesquisadora de direitos LGBTQ+.

 


  Variações: revista de literatura contemporânea 
I X Edição - Mais Brasil que nunca
Edição de Marcos Samuel Costa
2023

 

Comentários

Postagens mais visitadas